Fundada em 16 de julho de 1949, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) é uma entidade civil sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça Mangalarga Marchador.

Maior entidade de criadores de equinos de uma mesma raça na América Latina, a ABCCMM funciona, desde Janeiro de 2002, em sede própria, localizada em terreno de mil m² de área construída, na Avenida Amazonas, nº 6.020 – Parque da Gameleira, Belo Horizonte (MG), CEP 30.510-000 – telefax (31) 3379-6100. A entidade possui também três andares no Edifício Bom Destino, no Centro de Belo Horizonte, à Rua Goitacazes, 14.

Desde 1997, a ABCCMM mantém home-page na internet para uma melhor comunicação com seus associados e colaboradores, através do endereço eletrônico: www.abccmm.org.br. Diariamente o site recebe cerca de 30 mil acessos.

Também presente e atuante nas Redes Sociais, possui perfil oficial verificado no Faceboook e no Instagram (@abccmmoficial). Na página do Instagram contabiliza-se 139 mil seguidores e no Facebook, 62 mil seguidores. Já em seu canal oficial do Youtube, possui 106 mil inscritos.

Em 2009, passou a produzir o programa televisivo Mangalarga Marchador TV (MMTV), transmitido aos domingos, pelo Canal Rural, de 19h às 20h. A ABCCMM possui, ainda, uma revista oficial. A publicação, de circulação nacional, direcionada aos associados está em sua 89ª edição.

Atualmente, a ABCCMM reúne mais de 18 mil associados ativos. Com 70 núcleos e associações regionais de criadores espalhados em todo o Brasil, o Mangalarga Marchador tem representações oficiais também no exterior, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Argentina.

Entre Copas de Marcha e Exposições, são realizados, anualmente, mais de 250 eventos oficiais pelo país, além de 350 leilões (remates presenciais e online). A cada mês de julho, a ABCCMM promove a maior exposição de equinos de uma mesma raça na América Latina. Com participação de mais de 1.600 animais, a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador é considerada o maior evento privado da capital mineira. Durante a mostra passam pelo Parque da Gameleira mais de 200 mil visitantes.

Em 19 de maio de 2014, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.975, que declara “a raça de cavalos Mangalarga Marchador, a raça nacional”. O projeto de lei foi de autoria do criador e deputado federal, Arthur de Oliveira Maia da Silva. Mais que uma demonstração de reconhecimento, o novo título representou uma importante conquista do setor, pois a iniciativa ajuda na promoção e fomento da raça. Com grande representatividade no cenário do Agronegócio nacional, o Mangalarga Marchador possui plantel de 645 mil animais. A raça alimenta 40 mil postos de trabalho diretos e gera cera de 200 mil empregos indiretos no campo.

Vídeo institucional

Hino do Mangalarga Marchador